Por que é preciso comer a casca da maçã? [com receita]

A maçã já é pop. Muito comentada nos sites de nutrição, nos programas de TV quando o assunto é boa alimentação e, com certeza, presente em vários planos alimentares por aí. Todo mundo sabe que ela é cheia de boas substâncias que fazem um bem enorme para a saúde.

Esta fruta, que de proibida não deve ter nada, contém pectina, fibra solúvel que pode ajudar na saciedade, redução do colesterol e bom funcionamento intestinal. Além disso, a maçã possui índice glicêmico* de mediano para baixo (52).

*Lembre-se: com a redução do índice glicêmico há uma demanda menor de insulina, melhor manutenção da glicemia e redução da lipidemia. Estes fatores têm importante papel na prevenção e no tratamento das doenças crônicas como obesidade, diabetes, doenças cardíacas e até alguns tipos de cânceres.

maca_o_frutonaoproibido_omarComo já comentei, os benefícios são muitos (vitaminas A, B, C e E, e sais minerais, como potássio, ferro e cálcio), mas é da casca que eu quero falar hoje. É nela que estão concentrados os antioxidantes da maçã, inclusive dois extremamente fantásticos: Rutina e Quercetina. Estes antioxidantes podem ajudar a evitar lesão de DNA que, em resumo, ajuda a evitar os riscos que desenvolvem o câncer.

Porém, talvez só comer a maçã com a casca não seja o suficiente pois, embora a casca da maçã tenha altos níveis de antioxidantes, podemos não ter uma absorção tão eficaz desses fitoquímicos com a mastigação. Eles precisam se desprender da matriz do alimento para garantir uma boa disponibilidade.

Como eu sou muito legal, vou passar uma receitinha de chá da casca da maçã. Assim, ingerido desta forma, o processo de decocção (extrai os princípios ativos da substância pela ação de líquido em ebulição) pode liberar esses compostos bioativos da matriz alimentar.

Uma ótima dica para quem gosta de aproveitar cada pedacinho de nutriente!

Para ter uma bomba de antioxidantes contra processos inflamatórios e envelhecimento, faça (e tome) esta receita de chá com casca de maçã: 

Ingredientes
1 casca de maçã
2 canelas em pau
4 cravos
1 rodela de laranja
250 a 300 ml de água

Modo de Fazer
Quando a água entrar em ebulição, coloque os ingrediente e deixe ferver por 5 minutos. Após a fervura, deixar os ingredientes de 8 – 10 minutos em repouso na água quente. Logo após, coar e servir.  

Sugestões: este chá é bem saboroso. Um bom horário a ser ingerido seria ao acordar e/ou às 17h, pois ainda pode ajudar a modular o hormônio cortisol, ou seja, pode ajudar na diminuiçao do hormônio do stress. 

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