Conheça os alimentos que auxiliam contra a celulite

Para as mulheres, é uma sensação horrível notar que a pele está com aspecto de casca de laranja, não é mesmo?

Esse problema, conhecido como celulite, é comum entre as mulheres, mas pode aparecer – quase que raramente – em homens. Sendo assim, fugir da celulite é o sonho de todas as mulheres, mas são poucas que sabem como tratar e prevenir este problema.

No conteúdo de hoje você vai entender como a alimentação pode auxiliar na prevenção!

Conhecendo a celulite

A celulite é uma alteração no tecido celular subcutâneo (localizado abaixo da pele). É caracterizado por um edema de aspecto irregular, que faz com que surjam “os furinhos” que são a principal queixa e preocupação das mulheres.

A questão é que a celulite não é apenas um problema estético. Ela pode acarretar problemas de saúde, como dores e diminuição da atividade funcional das células.

Ela pode surgir em qualquer mulher (como citado, é menos comum em homens) de qualquer idade e peso, ou seja, mulheres magras também podem ter celulite.

Surgimento

O surgimento da celulite se dá quando o líquido dentro das células de gordura aumenta. O edema comprime as células nervosas causando dores, além de interferir na elasticidade do tecido subcutâneo.

A forma com que o corpo responde a essas alterações é como se houvesse alguma inflamação no local, criando nódulos de colágeno que tentam conter o edema e a dor, e dessa forma, esses nódulos deixam a superfície da pele cheia de furos.

Mas depois de falar todos esses pontos negativos, um ponto positivo é que: através de dietas e exercícios físicos você pode combater essa “terrível inimiga”.

Alimentos poderosos contra a celulite

Com uma dieta adequada e exercícios regulares, é possível encontrar uma melhora e até mesmo uma prevenção contra a celulite.  

A primeira grande aliada contra a celulite é a água, já que ela é capaz de eliminar diversas toxinas presentes no corpo. Além disso, uma dieta rica em antioxidantes com conjunto vitamínico composto por vitamina E, vitamina C, zinco, selênio e ômega 3 pode ajudar a combater as celulites.

Além das vitaminas, veja alguns alimentos que podem auxiliar na prevenção e no combate:

Banana

Por conter potássio, pode colaborar para uma maior excreção de líquidos retidos (retenção hídrica) melhorar a circulação periférica e ajudando no processo de desinflamação. Porém, não se engane, banana por ser um carboidrato de alto índice glicêmico, em excesso, pode favorecer o aumento do aparecimento da mesma.

Azeite de oliva extravirgem

Rico em gordura monoinsaturada, o azeite de oliva extravirgem é um excelente anti-inflamatório. Contém, também, vitamina E que ajuda a combater os edemas acarretados pela celulite.

Frutas cítricas

A grande maioria das frutas cítricas são antioxidantes e anti-inflamatórias.
Elas podem reduzir as lesões celulares, eliminando as toxinas.

Arroz integral

Contém baixo índice glicêmico, auxiliando no trânsito intestinal. Pode aumentar a saciedade, o que ajuda na redução do peso.
Como é fonte de cromo, ele atua no metabolismo dos carboidratos, evitando que, se consuma muito deste alimento.

Cenoura

A cenoura ajuda na redução de inflamações, o que impede o aumento de celulites.

Além disso, pode ajudar a conquistar um bronzeado devido seu alto teor de caroteno, que também é um antioxidante, auxiliando no processo de desinflamação.

Gengibre

Possui elementos anti-inflamatórios que ajudam no processo de recuperação da inflamação, além de ser carminativo

Abacate

É um alimento rico em dois anti-inflamatórios, glutationa e ômega 9.

Ambos auxiliam no controle do hormônio cortisol e evitam o acúmulo de gordura no organismo.

Além disso, praticamente, um dos únicos alimentos a conter Luteína, capaz de ajudar na hidratação da pele, ajudando a diminuir o aspecto de pele “casca de laranja”.

Frutas vermelhas

Frutas vermelhas como morango, mirtilo, goji berry, groselha, amora, framboesa, cranberry, acerola e cereja são ricas em vitamina A e C e antocianina, que “fortalecem” os vasos sanguíneos, diminuem a produção de insulina e auxiliam no combate a celulite.

Semente de girassol

Ótima para o sistema digestivo, que quando funciona regularmente, pode ajudar no combate e na prevenção a celulite.

Soja

Rica em isoflavona, ajuda regular os níveis de estrogênio no organismo, que em excesso faz aparecer celulites.

Chá verde

É um ótimo antioxidante e diurético, além de ser um regulador hormonal, que é ótimo para controlar a celulite.

Leguminosas

Feijão, ervilha e lentilha são ricos em fibras, magnésio, potássio e zinco.
Ajudam o bom funcionamento do intestino e fluidez do sangue.

Água de coco

Água de coco antes da drenagem é um protocolo excelente para ajudar no aumento da efetividade da perda de água e retenção.

Alimentos que favorecem o surgimento de celulite

Existem alguns alimentos que favorecem o aumento da celulite, por isso, cuidar da sua alimentação e procurar um profissional é sempre a melhor escolha para cuidar da sua saúde e evitar esse indesejado problema.

Doces

Em excesso não é transformado em energia e acaba se tornando gordura, o que favorece as celulites.

Gorduras

Alimentos ricos em gorduras saturadas são os maiores vilões. Geram acúmulo de gordura localizada e desencadeiam processos inflamatórios no organismo como um todo.

Sódio

Alimentos com muito sal e produtos processados levam à retenção de líquido, influenciando no aumento da inflamação e diminuição da circulação, favorecendo o aumento do grau da celulite.

Aumentar a ingestão de água durante o dia contribui para o bom funcionamento do corpo, evitando a retenção.

Carboidratos refinados

São facilmente absorvidos e convertidos em gordura.

Uma ótima opção para resolver esse problema é optar por alimentos integrais que, além de prevenir, combatem as celulites.

Álcool

Prejudicial para circulação sanguínea, pode causar grande retenção de líquido.

O álcool é transformado em gordura pelo fígado, surgindo o acúmulo de gordura localizada.

Vale lembrar

Todos os alimentos que ocasionam inflamação favorecem a formação de celulites. A inflamação se deve principalmente à grande ingestão de açúcar.

Este faz um processo chamado de glicação que é a oxidação de células e estruturas como o colágeno, aumentando a perda de sustentação da pele que pode ocasionar a celulite. Por isso, manter uma boa alimentação é fundamental!


Para cuidar do seu corpo e da sua saúde da melhor forma possível, agende sua consulta!
Ter uma vida saudável só depende de você.

Receba as minhas publicações por e-mail com novidades e dicas.

É só se cadastrar!