Como funciona o metabolismo para perder peso

A luta contra a balança é uma prioridade de muitas pessoas que enfrentam o excesso de peso e seus malefícios para a saúde e qualidade de vida.

Para que o processo de emagrecimento seja verdadeiramente satisfatório, precisamos levar em conta algo que muitas vezes esquecemos: o metabolismo. Perceber como funciona o metabolismo para perder peso é essencial! É por causa dele que cada indivíduo reage de uma forma diferente às dietas e treinamentos, levando mais ou menos tempo para atingir seu objetivo.

Mas afinal, o que é o metabolismo?

De forma simplificada, o metabolismo é a forma como o corpo queima as calorias, transformando as substâncias do nosso corpo em energia.

Ou seja, cada pessoa acaba reagindo de forma diferente durante o processo de emagrecimento, justamente por ter o metabolismo mais ou menos acelerado.

Porém, com exceção dos casos em que realmente existe uma síndrome metabólica, os problemas da lentidão na perda de peso e no metabolismo podem ser facilmente revertidos com algumas mudanças nos hábitos de vida, especialmente com dietas equilibradas e o fim do sedentarismo.

Como funciona o metabolismo para perder peso?

Acelerar o metabolismo é fundamental para a qualidade de vida como um todo, pois ganhamos mais energia e mais disposição. A primeira atitude a se tomar é fugir da rotina sedentária. Parece difícil, pois boa parte da população já está acostumada a viver num ritmo sem exercícios físicos…mas movimente-se!

O exercício físico permite que o metabolismo acelere e, com o tempo, a perda de peso se torne mais rápida e eficaz.

A importância da alimentação

Parece óbvio, mas a forma como nos alimentamos é fundamental para o processo de emagrecimento e perda de peso. Mas o que muita gente não sabe, é que o metabolismo também pode ficar mais ou menos lento de acordo com os hábitos alimentares, pois alguns deles podem fazer com que tenhamos a digestão prejudicada.

Cuidado com o açúcar, com a gordura e produtos industrializados.

Água

Não é novidade que a água ajuda e muito na melhoria da saúde e na perda de peso. Todas as reações do corpo necessitam de água: ela é necessária tanto no processo de ganhar massa muscular, como no processo de perder gordura.

A falta de água ou a sua toma incorreta podem levar à ineficácia de todos os processos e melhora do metabolismo. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a toma de, no mínimo, 2 litros de água por dia.

Para perceber qual é a quantidade de água ideal para o seu corpo, pode usar um cálculo bem simples: ingira 40ml de água por cada quilo corpóreo. Hidratar é essencial para o seu metabolismo!

Comer menos e mais vezes

Passar muito tempo sem se alimentar pode ser um fator fundamental para a lentidão do metabolismo, pois nosso corpo entende que é necessário poupar energia durante o período de jejum.

O ideal é comer sempre que sentir fome ou de três em três horas. Lembrando, mais uma vez, que o tipo de alimento escolhido é o grande diferencial neste processo. Opte sempre por produtos naturais e saudáveis, deixando de lado os industrializados.

Mais importante é sempre ressaltar que toda e qualquer mudança deve ser assistida por um profissional da saúde. Ele é a melhor pessoa para lhe explicar como funciona o metabolismo para perder peso e quais são os melhores hábitos para os seus objetivos.

Como qualquer característica do corpo, cada um passa pelo processo de uma maneira diferente: a dieta e frequência de exercícios podem mudar dependendo da situação que se encontra sua saúde. Porém, é válido sempre que for começar um exercício ou uma nova alimentação, deve-se sempre fazê-lo de forma devagar e introduzir os novos hábitos com calma, para que corpo possa se acostumar com eles.

Mesmo que de forma mais lenta, o processo de emagrecimento deve ser para toda a vida, portanto, não tenha pressa. O ideal é focar nos resultados a longo prazo, pois cada etapa te ensinará a tratar sua saúde com mais respeito, independente dos resultados estéticos.

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