Como funciona o ganho de massa muscular

Ganhar massa muscular é o objetivo de quase todas as pessoas que frequentam uma academia ou que fazem algum tipo de atividade ao ar livre, além de ser um dos assuntos mais estudados pelos profissionais de educação física.

Mas, para que o processo seja realmente positivo, precisamos entender de forma simples como funciona o ganho de massa muscular. Sabe-se que uma dieta balanceada e exercícios físicos regulares são a chave para o êxito nessa jornada. Mas existe ainda um turbilhão de dúvidas a respeito do tão famoso ganho de massa muscular. Neste texto, iremos explicar de maneira didática como ele acontece.

O que é o músculo?

O músculo é um órgão formado por fibras que pode se alongar ou se contrair, sendo responsável pelos nossos movimentos. Um músculo bem trabalhado nos auxilia na locomoção e em todas as atividades diárias, além de acelerar nosso metabolismo. Por isso, muitos profissionais afirmam que a musculação é subestimada, já que ela traz inúmeros benefícios para a saúde e não apenas resultados estéticos, como muita gente acredita.

Como ganhar massa muscular

O ganho de massa muscular resume-se à ruptura das proteínas presentes no músculo durante o exercício, fazendo com que as células-satélite, juntamente com outros processos biológicos, precisem trabalhar para reparar o que foi lesionado.

Dessa forma, existe um aumento das miofibrilas e, consequentemente, um aumento da massa muscular geral. Por isso é que é tão importante prosseguir com o exercício: o estresse do músculo age como o principal responsável pela hipertrofia e a regularidade dos treinos é essencial para o êxito no processo.

Apesar de o músculo adaptar-se instantaneamente à lesão ocasionada pelo exercício, estima-se que apenas em alguns meses essa adaptação fique visível esteticamente. É importante ressaltar que alguns fatores como gênero e idade podem influenciar no tempo e nos resultados das séries.

Por isso, um acompanhamento profissional é indispensável para que todo o treinamento seja feito de forma direcionada ao seu tipo físico e para que perceba como funciona o ganho de massa muscular no seu corpo.

O que comer

Muito se fala sobre os famosos suplementos alimentares ricos em proteínas para auxiliar no aumento da massa muscular. Mas muitos profissionais acreditam que mudanças na dieta podem ser o suficiente para o mesmo objetivo.

Para quem ainda está no começo, fica a dica de iniciar o processo retirando da alimentação, em primeiro lugar:

• Todos os produtos industrializados;
• Comida fast food;
• Refrigerantes;
• Bebidas alcóolicas.

Tudo que for atrasar o seu desempenho e ganho de massa muscular é dispensável.

Uma boa e equilibrada refeição com proteínas, carboidratos e vegetais é um ponto de partida para quem ainda não tem condições de fazer uma alimentação monitorada.

Uma dica é também procurar dar ênfase em tudo que for natural. Basta equilíbrio e uma boa dose de força de vontade, principalmente para resistir às tentações. É importante ressaltar que os mais variados tipos de alimentos são fundamentais para o ganho de massa muscular, como carboidratos e fibras.

Não caia no mito de comer apenas proteínas, eliminando todo o resto – apesar de elas serem essenciais, como frango e ovos. O segredo para ganhar massa muscular é manter a dieta o mais saudável possível e procurar, sempre que puder, ajuda profissional para melhores esclarecimentos.

Ganhar massa com o objetivo certo

Nunca se esqueça de que toda mudança de hábitos exige tempo e dedicação. Estima-se que os resultados de ganho de massa muscular com exercícios regulares começam a aparecer dentro de alguns meses, cerca de três a seis.

Portanto, é necessário sempre manter o foco e se esforçar mais a cada treino. Com o passar dos dias, seus músculos irão se tornar mais resistentes e propensos à hipertrofia com mais facilidade.

A busca para o ganho de massa muscular deve sempre ter como objetivo inicial a melhoria da qualidade de vida e da saúde. Com as ferramentas certas bem utilizadas, atingir seus objetivos é plenamente possível, sempre da maneira mais correta e respeitando os limites do próprio corpo.

Receba as minhas publicações por e-mail com novidades e dicas.

É só se cadastrar!